quinta-feira, 29 de abril de 2010

Recordando Subhas Chandra Bose

Quando pensamos no movimento independentista da Índia dos anos 30 e princípios dos anos 40, vem-nos à memória duas figura proeminentes: Mahatma Gandhi, muito popular e "santificado" pacifista e o seu muito respeitado acólito socialista Jawaharlal Nehru.

Menos popular no Ocidente é Subhas Chandra Bose, um homem com um estatuto comparável e que admirava Gandhi, mas cujos objectivos e métodos fizeram dele um rival de Nehru. Bose desempenhou um papel muito activo e saliente na vida polítita da Índia durante os anos 30s. Por exemplo, foi duas vezes (em 1938 e em 1939) eleito Presidente do Congresso Nacional Indiano, a mais importante força política para a liberdade do Raj do domínio Britânico.

nquanto a sua memória ainda é mantida na longínqua Índia, no Ocidente Bose é muito menos referenciado, especialmente pela sua colaboração na Segunda Guerra Mundial com as forças do Eixo. Antes e durante o conflito World War, Bose trabalhou arduamente para assegurar que a Alemanha e o Japão ajudassem a libertar a sua pátria amada do domínio estrangeiro. Durante os dois últimos anos da guerra, Bose - com um considerável apoio Japonês - comandou as forças do Exército Nacional Indiano contra os Britânicos. [Podem continuar a ler sobre este assunto
aqui e saber mais também aqui ou aqui].








0 comentários: