terça-feira, 8 de abril de 2008

O Campo de Trabalho de Nordhausen

... Na página da Wikipédia em português, o verbete “Holocausto” revela-nos a cronologia do evento que é mais comumente aceita por aqueles que se contentam com abordagens superficiais e simplistas. Esta página talvez sofra uma forte moderação por parte da CIA e é em vão qualquer tentativa em corrigir o seu conteúdo. No alto, à direita, o leitor pode ler que “fileiras de corpos enchem o campo de concentração de Nordhausen”. A tentativa aqui é impressionar os incautos e SUGERIR que os corpos são vítimas de um sistemático assassinato em massa dos judeus europeus, levado a cabo de forma industrial pelo governo alemão, ou seja, um foto bastante representativa do Holocausto.
... A foto destes detentos mortos apareceu no artigo da revista “Life”, de 21 de Maio de 1945, sob o seguinte contexto: 3.000 trabalhadores forçados do Campo de Concentração em Nordhausen, mortos através da fome, trabalho excessivo e maus tratos.
...Deve-se diferenciar entre Campos de Trabalho e Campos de Concentração, que além dos diferentes aspectos intrínsecos, eles apresentam uma complexa e ramificada competência burocrática. A partir de agosto de 1943, foi instalado no município de Nordhausen, na Turíngia, um Campo para trabalhadores forçados, inicialmente como satélite do Campo de Concentração de Buchenwald. [leia a notícia na íntegra]

0 comentários: