quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Irão - Crenças e Realidades


(…) pensei aproveitar a oportunidade para enumerar algumas coisas que as pessoas tendem a pensar que sabem sobre o Irão, mas cuja a prova é frágil.

Crença: O Irão é agressivo e ameaçou atacar Israel, os seus vizinhos ou os EUA.

Realidade: O Irão não lançou uma guerra agressiva durante a história moderna (ao contrário dos EUA ou Israel), e os seus líderes têm uma doutrina de "não atacar primeiro". Isto é verdade epode ser comprovado pelo
Líder Supremo Ali Khamenei, bem como pelos comandantes da Guarda Revolucionária.


Crença: O Irão é uma sociedade militarizada que possui armas perigosas e é uma crescente ameaça à paz mundial.

Realidade: Orçamento militar do Irão é um pouco mais de 6 bilhões de dólares anuais. Suécia, Singapura e Grécia têm maiores orçamentos militares. Além disso, o Irão é um país com 70 milhões de pessoas, pelo que a sua despesa ‘per capita’ na defesa é algo minúsculo em comparação com outros, já que são países muito menores no que diz respeito à população. Irão gasta menos ‘per capita’ com as suas forças armadas do que qualquer outro país na região do Golfo Pérsico, com excepção dos Emirados Árabes Unidos.


Crença: O Irão ameaçou atacar militarmente Israel e "limpá-lo do mapa".

Realidade: Nenhum líder Iraniano no executivo, ameaçou com um acto agressivo de guerra contra Israel, pois isso entraria em contradição com a doutrina de "não atacar primeiro" a que o país aderiu. O presidente Iraniano
disse explicitamente que o Irão não é uma ameaça para qualquer país, incluindo Israel.


Crença: Mas o presidente Mahmoud Ahmadinejad não ameaçou "varrer Israel do mapa?"

Realidade: O presidente Mahmoud Ahmadinejad citou o Ayatollah Khomeini, no sentido de que "este regime de ocupação sobre Jerusalém deveria desaparecer das páginas do tempo" (in rezhim-e eshghalgar-i Qods bayad as safheh-e ruzgar mahv shavad). No entanto, esta não foi uma promessa de mandar avançar tanques e invadir ou lançar mísseis. É a expressão de uma esperança de que o regime entrará em colapso, tal como conteceu com a União Soviética. Não se trata de uma ameaça de matar ninguém.

[leia a notícia na íntegra]

1 comentários:

Diogo disse...

Tenho a sensação que tudo isto não passa de uma Guerra do Alecrim e Manjerona. Não confio em Mahmoud Ahmadinejad. Parece-me o eterno inimigo, como Fidel Castro.