quinta-feira, 7 de abril de 2011

O Mito da Carga de Cavalaria Polaca Contra Panzers



Retirado daqui.


Para irritar um polonês de uma certa idade, pode-se fazer algo simples: fale sobre a suposta carga da cavalaria polonesa contra as divisões panzer alemãs na Segunda Guerra Mundial.


Essa história alimenta um estereótipo dos homens poloneses como desesperadamente românticos, idiotas que galopariam seus cavalos contra tanques de aço. A provável origem da lenda é uma escaramuça na vila pomerana de Krojanty, no primeiro dia da invasão alemã, 1 de setembro de 1939. Cavaleiros poloneses, cujas unidades ainda não haviam sido motorizadas, realmente atacaram um batalhão de infantaria da Wehrmacht, mas foram forçados a recuar por pesado fogo de metralhadora. Quando os correspondentes de guerra alemães e italianos chegaram ao local, alguns tanques já estavam lá, e os fatos isolados foram juntados numa única história. A história foi usada pela propaganda alemã e depois pela soviética para retratar os oficiais poloneses (que foram assassinados em massa por Stalin no ano seguinte) como despreocupados com as vidas de suas tropas.


O que mais irrita os poloneses é que esta fábula em particular diminui a importância da contribuição da Polônia para o esforço de guerra Aliado, reduzindo-o a um único momento de insensatez.


Podem continuar a ler na fonte inicialmente referida ou ler o original aqui.

0 comentários: