sábado, 17 de novembro de 2007

Revisionismo deixou de ser crime em Espanha

O Tribunal Constitucional espanhol deliberou que doravante deixa de ser crime o revisionismo ou o negacionismo do holocausto, no rescaldo de um parecer pedido por Pedro Varela, condenado anteriormente por publicar obras revisionistas.
Anteriormente o mero acto de demonstrar publicamente quaisquer dúvidas que pudessem ser entendidas como negacionistas ou revisionistas resultava em pena de 1 a 2 anos de cadeia. A lei anterior:

"A difusão por qualquer meio de ideias ou doutrinas que neguem ou justifiquem os delitos descriminados no artigo anterior, ou pretendam a reabilitação de regimes ou de instituições que defendam práticas que originem os mesmos, serão punidas com pena de prisão de um a dois anos".

O tribunal Constitucional limitou-se meramente em retirar da lei as palavras "neguem ou", mantendo apenas a proibição da justificação de genocídio.
Estamos todos um pouco mais livres, bem haja a honestidade dos elementos do Tribunal Constitucional espanhol, questionamos agora o que será feito relativamente a todos aqueles (sendo Pedro Varela, Gerd Honsik e Ramón Bau apenas alguns deles) que já foram penalizados pela lei que agora deixou de existir?
[notícia no El Pais]

[Historiador Livre]