A Segunda Guerra Mundial é considerada um dos conflitos militares da história onde se verificou uma enorme ausência de moral – descrita como “Guerra Boa” pelo jornalista Studs Terkel... Ao mesmo tempo, 60 anos de pesquisa e de reflexão trouxeram, gradualmente, à luz do dia numerosos aspectos deste conflito que não assentam num padrão transparente... Hamburgo, Dresden, Tóquio - cidades inteiras, dezenas de milhares de civis incinerados, mortos nas explosões das bombas dos Britânicos e dos Americanos. A matança à larga escala de crianças, mulheres e pessoas idosas tornou-se uma faceta da rotina da guerra Aliada. [leia a notícia na íntegra]
Na continuação do aniversário da pior matança na história do mundo [a destruição de Dresden a 15 de Fevereiro de 1945], podem ler um excelente apontamento de R. H. S. Crossman, publicado no Esquire Magazine, em 1963, mas de uma actualidade extraordinária!
"Terão todos os crimes contra a humanidade cometidos na Segunda Guerra Mundial sido obre de Hitler? Essa foi certamente a impressão criada pelo facto de que apenas os Alemães foram trazidos ao Julgamento de Nuremberga"... Podem ler mais aqui.
Para quem quiser ainda saber mais sobre este capítulo da política de "Terra Queimada", pode ir aqui.
sábado, 16 de fevereiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário