quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Holocausto, Uma Alegoria Carnavalesca

Semana passada, na Alemanha, vários políticos foram severamente criticados pelo Conselho Central Judaico pelo facto de terem marcado o desfile pré-carnaval para domingo, dia 27 de Janeiro de 2008. Segundo a imprensa, a Presidente do Conselho Central, Charlotte Knobloch declarou que "é incompreensível para mim que no dia de homenagem, que foi instituído por não-judeus, para celebrar juntamente com os judeus os terríveis acontecimentos do Holocausto, seja agora festejado com um desfile de carnaval.

A crítica dos líderes da comunidade judaica alemã esbarrou na vontade de alguns políticos alemães, que neste caso acatam o pensamento da maioria da população de Munique. Os alemães parecem cansados de tanta intransigência, intolerância e fanatismo.

Mas isto não é exclusividade alemã. No Brasil, a intenção do carnavalesco Paulo Barros em trazer o tema Holocausto judeu para a avenida, incomodou representantes da Federação Israelita do Rio de Janeiro. Leia mais sobre este assunto aqui.

3 comentários:

Diogo disse...

"será preciso pedir licença a alguém para falar desses acontecimentos? Para estudá-los, narrá-los ou representá-los artisticamente?"

acoral disse...

Muito bem escolhido o dia, afinal Carnaval é Carnaval!

Johnny Drake disse...

Segundo o que já li, o desfile daquele carro alegórico no Brasil foi mesmo cancelado... É o Carnaval no seu melhor.