quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

O Rescrever da História: A Loucura dos Mitos

Aquilo que você pensa sobre a Segunda Guerra Mundial está errado e este livro [Europe at War: 1939-1945: No Simple Victory] provará isso. Pelo menos, é esse o objectivo de Norman Davies, um historiador Britânico cuja escrita e alcance mordaz, assim como a ambição e conhecimento sobre Europa, são incomparáveis. O seu objectivo nesta nova história da guerra é atacar os mitos confortáveis criados pela combinação da cultura popular (especialmente em filmes) com certas histórias ensinadas em escolas... Os Britânicos e os leitores americanos podem ficar surpreendidos em aprender (embora eles não devessem ficar) que o papel dos seus respectivos países na guerra era muito débil... E que os campos de morte de Estaline mataram mais pessoas que os de Hitler. Pode ler mais sobre este assunto aqui e encomendar o livro aqui.

2 comentários:

Diogo disse...

Gostava de o ler, tranquilamente, em português. Vão traduzi-lo?

Johnny Drake disse...

Achas??? A quantidade de livros politicamente e historicamente "incorrectos" é tal que iria deixar os cabelos em pé a muitos senhores.
Um dos pontos que o 'Revisionismo em Linha' mais foca é exactamente lutar pela liberdade de expressão e informação. Enquanto nos deixarem...