quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Novo Dicionário Alemãe Realça as Palavras Tabu Utilizadas pelos Nazis

Dúzias de palavras de língua Alemã, que vão do "degenerado" até à "solução final," tornaram-se tabu por causa do seu uso pelos nazis. Um novo dicionário de termos utilizados pelo Terceiro Reich fornece um guia por este autêntico campo de minas linguístico... Este novo dicionário examina somente o papel que tais termos tivera na mente colectiva dos Alemães. O "Wörterbuch der "Vergangenheitsbewältigung"examina cerca de 1.000 palavras e frases... Outra razão para evitar os termos nazis em discurso público é pelo facto de que o orador corre o risco de ser acusado de compaixões nazistas. [leia a notícia na íntegra]

4 comentários:

Carlos disse...

Bons dias. Desde já vos desejo sucesso neste vosso empreendimento.
Gostaria de vos pôr 2 questões
- À uns tempos, já não me lembro onde, li que a Alemanha ainda não tinha assinado qualquer tratado de paz com os aliados. É verdade?
- Tenho lido uns livros sobre a 2º GG, mas praticamente só em inglês. Haverá algum sitio onde possa encontrar livros em português?
Obrigado

Johnny Drake disse...

Amigo, iremos colocar brevemente um post para responder à sua questão.

Flávio Gonçalves disse...

Posso esclarecer-lhe a primeira pergunta: é verdade, parece inacreditável mas ainda não foi assinado qualquer tratado de paz entre a Alemanha derrotada e os Aliados...

Existem muitos em castelhano e bastantes também em português, refere-se a obras "normais" ou a obras revisionistas?

Carlos disse...

Caros srs Johnny drake e flávio gonçalves
Fico à espera do post.
Em castelhano não pesco nada. Só tenho duas opções ou em inglês ou português. Tenho encontrado alguns livros, poucos, em páginas brasileiras e algumas opiniões de alguns historiadores, mais ou menos extensas. O resto tem sido em inglês (com o dicionário à mão, o que não é lá muito prático :( ).
Penso que foi napoleão que afirmou; “History is a fable agreed upon”, entre outras.