Depois de um mar de mentiras e um tsunami de propaganda, a feia realidade por detrás das guerras do Iraque e e do Afeganistão começa, finalmente, a emergir.
Quatro importantes companhias petrolíferas ocidentais, Exxon, Mobil, Shell, BP e Total, estão prestes a assinar contratos com o regime Americano instalado em Bagdad para começar a explorar os campos de petróleo no Iraque. Saddam Hussein tinha expulsado estas firmas há três décadas quando nacionalizou a indústria petrolífera com a intenção de desenvolver o Iraque. O regime de Bagdad volta agora atrás.
Estes acordos aparecem depois de conversações entre Washington e o seu regime de clientelismo em Bagdade sobre futuro dos direitos Americanos no Iraque. Depois de algumas objecções Iraquianas para manter as aparências, é esperado que Bagdad assine um acordo com Washington para dar aos EUA o controlo do Iraque e do seu espaço aéreo, muito semelhante ao que a Grã-Bretanha possuía na era colonial. Leia a notícia na íntegra aqui e também aqui.
Percebem agora porque existe isto?
A verdade, por vezes, dói…
0 comentários:
Enviar um comentário