segunda-feira, 3 de novembro de 2008

"Mishima, Um Esboço do Nada"


Abre hoje no Centro Cultural de Belém o ciclo 'Mishima, Um Esboço do Nada', dedicado à figura e à obra do romancista, dramaturgo, actor e realizador japonês Yukio Mishima (1925-1970), que cometeu suicídio ritual após ter ocupado uma base militar em Tóquio. Até ao dia 14 de Dezembro
Exposições, teatro, filmes e outros, até 14 de Dezembro.

Na manhã do dia 25 de Novembro de 1970, o escritor japonês Yukio Mishima, de 45 anos, candidato ao Prémio Nobel e o maior nome da literatura nipónica moderna, enviou ao seu editor o manuscrito do último livro da sua tetralogia O Mar da Fertilidade.
Em seguida, à frente da sua organização paramilitar A Sociedade do Escudo, composta em grande parte por jovens estudantes, Mishima tomou de assalto a Base Militar de Ichigaya, em Tóquio, onde estava instalado o comando das Forças de Autodefesa do Japão. Sequestrou o general que a comandava, pediu a demissão do primeiro-ministro e falou aos soldados reunidos no pátio sobre a ocidentalização e descaracterização aceleradas do Japão do pós-guerra, a necessidade de promover a justiça social e de recuperar a honra e a liberdade e a soberania para a pátria.

Vendo que não era ouvido e que a tentativa de golpe de Estado tinha fracassado, Mishima cometeu o seppuku, o suicídio ritual, com toda a serenidade, frente ao chefe militar que havia feito prisioneiro, rasgando o ventre com a sua espada de samurai e sendo decapitado em seguida.
Assim morreu o último samurai japonês, um dos grandes romancistas contemporâneos, também dramaturgo, actor e realizador: a chamar a atenção do mundo para a situação do seu país e do seu povo. (...)

A partir de amanhã, e até dia 14 de Dezembro, decorre no Centro Cultural de Belém o ciclo "Mishima, Um Esboço do Nada" composto por exposições - nomeadamente de livros do autor -, workshops, teatro (A Senhora de Sade), uma comunidade de leitores, dança e a exibição de três filmes: Afraid to Die, de Yasuzo Mazumura, interpretado por Yukio Mishima; O Marinheiro Que Perdeu as Graças do Mar, de Lewis John Carlino, com base no livro homónimo do escritor; e o biográfico Mishima, de Paul Schrader, rodado em 1985.
Leia a notícia na íntegra aqui e também sobre este assunto aqui.

0 comentários: