quarta-feira, 3 de setembro de 2008

De Mentira em Mentira, Até à Verdade Final…


Até há duas semanas, Eugene Black, um sobrevivente do Holocausto, pensava que as suas duas irmãs tinham morrido em Auschwitz. Foi então que visitou o maior arquivo de guerra da Alemanha, onde descobriu a verdade.

"Quando chegamos a Auschwitz, fui imediatamente separado da minha mãe e das minhas duas irmãs. Cinco minutos mais tarde, fui separado do meu pai. Nunca mais vi qualquer um deles outra vez".

Depois que aceder os arquivos em Bad Arolsen, no centro da Alemanha, Black, que tinha sido deportado para o mais famoso campo Nazi em Maio de 1944, descobriu que as suas irmãs - tal como ele - não tinham sido seleccionadas para morte, mas para as equipas de trabalho escravo. "Depois que 64 anos a acreditar que elas tinham morrido nas câmaras de gás com a minha mãe, estes documentos deixaram-me em choque”. [leia a notícia na íntegra]

1 comentários:

Diogo disse...

E imagino as mexidelas que os arquivos em Bad Arolsen já levaram. Sei que querem digitalizar toda a «informação» para melhor a manipular. Duvido que deixem aceder aos arquivos originais.