segunda-feira, 26 de maio de 2008

Por Que São Esquecidos os Crimes de Guerra dos EUA?

Seis anos depois da AFP ter advertido para os perigos do urânio empobrecido [depleted uranium] - (DU) - a administração Bush persiste em reivindicar que não há nenhuma prova conclusiva de que estamos perante uma arma silenciosa de destruição de massa que pode prejudicar as tropas dos EUA e o suposto inimigo.

No entanto, o governo Britânico há muito tempo que defende o contrário, desde que apareceram problemas num nascimento de um filho de um veterano de guerra, em 1991, foram atribuídos ao envenenamento por DU, e onde se acrescentam os estudos efectuados com células vivas e roedores de laboratório que confirmam a probabilidade da leucemia resultar de exposição crónica, assim como a possibilidade de efeitos genético, efeitos reprodutivos e neurológicos.

Os veteranos do Vietname lembram-se de sintomas semelhantes que afectaram tantos deles devido ao seu contacto com o “Agente Laranja”. Alguns dos seus progenitores carregam agora consigo diariamente as consequências do que, inadvertidamente, os seus pais trouxeram e os eventuais defeitos de nascimento pelos quais passaram. [leia a notícia na íntegra]

0 comentários: