quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Reescrever a História... dos Romanos


Os arqueólogos encontraram mais de 600 relíquias de uma enorme batalha entre um exército Romano e os Bárbaros no séc. III, longo depois dos historiadores terem acreditado que Roma já tinha abandonado o controle do norte da actual Alemanha. "Temos que reescrever os nossos livros de história, porque nós pensávamos que as actividades dos Romanos tinham acabado no séc. IX ou X depois de Cristo", disse Lutz Stratmann, Ministro da Ciência do estado Alemão da Baixa Saxónia. "Agora sabemos que isso só aconteceu 200 ou 250 anos depois". [leiam a notícia na íntegra]

“Temos que reescrever os livros de História”… Parece-me um tema já por nós abordado, pois existem por aí muitos investigadores, historiadores ou simples curiosos que insistem em que “a História não pode ser reescrita”…

Nós sabemos que tudo pode ser alterado, modificado, acrescentado, pois estão sempre a aparecer novos dados, como foi este o caso.

Nós sabemos que nada é definitivo em História… se não se tratar da história do Holocausto! Esse não pode ser “reescrito”. “Aconteceu” e pronto! Foram “seis milhões de Judeus mortos nos campos de concentração” e pronto! Tudo o resto é “anti-semitismo”, “branqueamento da História” ou “apologia do Nazismo”.

E quando acaba a areia para os nossos olhos, criam-se penas, castigos, multas, saneamentos. Porque a mentira, tantas vezes é repetida, que passa por verdade…

2 comentários:

Diogo disse...

Há bocado vi na SIC Notícias o Shimon Peres a dizer que quem critica os ataques de Israel contra Gaza é um anti-semita e negacionista.

Johnny Drake disse...

Vou a seguir colocar uma notícia que fala exactamente sobre isso;)