quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Histórias de Falsas Atrocidades no Vietname


"War Stories": False Atrocity Tales, Swift Boaters, and Winter Soldiers. What Really Happened in Vietnam - Em 1968, Terry Whitmore, um Marine que tinha sido ferido por fogo de morteiro dos Norte-Vietnamitas em Con Thien e que recuperava no Japão, embarcou num avião que o levou para uma conferência de imprensa em Moscovo e depois para Estocolmo, que passou a ser a sua nova casa. Era um desertor.

Mark Lane, autor dos programa completamente desacreditado, Conversations with Americans, encontrou-o. Whitmore contou-lhe que a sua unidade, 1º Batalhão, 1º Marines, da Companhia Bravo, tinha autenticamente feito desaparecer do mapa a vila inteira de Quang Tri – mais de 400 homens e mulheres - em finais de 1967. E isso não era tudo. Inexplicavelmente, todas as crianças tinham sido reunidas separadamente. Um oficial dos Marines ordenou que as crianças fossem mortas - isto é, assassinadas. Se Whitmore falou a verdade, os homens da Companhia Bravo cometeram um crime de guerra muito semelhante ao massacre de My Lai.

Neil Sheehan, que não era defensor da guerra de Vietname, escreveu uma análise devastadora ao trabalho de Lane no New York Times Book Review. Achou que Lane tinha entrevistado homens que nunca tinham servido no Vietname e que, por outro lado, tinham mentido sobre o seu serviço. Sheehan tinha estado em contacto com dois oficiais da unidade de Whitmore e que negaram completamente a história deste.


Podem continuar a ler sobre easte assunto aqui.

0 comentários: