terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A Hipocrisia da UNESCO


"A UNESCO promove a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa como um direito humano básico, através da sensabilização e actividades de monitoração. Também fomenta a independência dos meios de comunicação e pluralismo como requisitos e factores importantes de democratização, fornecendo serviços consultivos em legislação para os meios de comunicação e a sensibilização de governos, parlamentares e outros que tomem decisões".

Em seguida, encontram-se quatro cartas enviadas para os principais líderes deste Simpósio da UNESCO e copiadas para a Sede da UNESCO e para os seus departamentos em todo o mundo. As cartas foram para:

Irina Bokova, Directora-General da UNESCO.

Frank La Rue, "Rapporteur Especial" na promoção e protecção do direito à liberdade de opinião e expressão.

Jean François Julliard, Secretário Geral, Repórter Sem Fronteiras.

Sobre este ponto, o Secretário Geral abriu o Simpósio com uma palestra focada significativamente na Liberdade de Expressão. Liberdade de Expressão aqui, Liberdade de Imprensa alí, Liberdade de Expressão aqui, repetidas vezes. Foi tudo de uma cegueira extrema sobre os assuntos de livre expressão na Europa, por isso incluí aqui a minha resposta.

Facilmente se percebe que Senhora Bokova não responderá publicamente às críticas das suas acções no que diz respeito à liberdade de expressão. O propósito destas cartas do CODOH é denunciar a hipocrisia das afirmações da UNESCO sobre o apoio à liberdade de expressão, quando o faz só para algums, para que todos passam saber.

A grande maioria dos departamentos da UNESCO são fora da União Europeia e América do Norte, ou seja, fora do grande mundo onde as acusações de anti-semitismo crescem cada vez mais.

Podem continuar a ler sobre este e outros assuntos aqui.

0 comentários: