domingo, 20 de fevereiro de 2011

NEOTAME - Mais Um Simples Adoçante?

Desde 2002 que um adoçante artificial chamado “neotame” foi autorizado a ser utilizado nos produtos alimentares (comidas e bebidas) em todo o mundo. No entanto, o seu uso, aparentemente, tem sido, de certa forma, limitado.

Neotame é um químico derivado do aspartame, e a julgar pelos químicos usados na sua própria manufacturação é, aparentemente, ainda mais tóxico do que o próprio aspartame. No entanto, os defensores do neotame dizem que tal toxidade não representa qualquer problema, porque apenas uma pequena quantidade é necessária para obter o efeito desejado.


Neotame representa, no fundo, uma “má ciência” e é trazida pela Monsanto Company.


Se a Monsanto realmente nada tivesse a temer com qualquer um destes adoçantes químicos artificiais, teria realizado testes independentes e rigorosos para a sua própria segurança. Até à data, não o fizeram e não o farão porque todos os estudos independentes que analisaram o aspartame, e que não foram conduzidos pelos parceiros da Monsanto, revelaram uma longa lista de contra-indicações, com vários distúrbios, a maioria de natureza neurológica.
Monsanto vendeu recentemente a NutraSweet Company, mas a aprovação do Neotame foi feita sob a sua alçada e, certamente, foi o resultado do relacionamento da Monsanto com a FDA.
A minha recomendação para o Neotame é a mesma da que foi para o Aspartame: deve ser evitado se você se preocupa, realmente, com a sua saúde.

Por que é que o Neotame é perigoso?

Felizmente já estamos conscientes dos perigos do Aspartame, mas se ainda não estiver, leia isto.
Mas como se o Aspartame não fosse mau o suficiente, a NutraSweet (uma subsidiária da Monsanto na altura da aprovação do Neotame) “melhorou” a fórmula do Aspartame, transformando a Neotame 7,000–13,000 vezes mais doce do que o açúcar e 30–60 vezes mais doce do que o Aspartame.

Por que é que eles fizeram isso?

Em 1998, a Monsanto pediu à FDA a aprovação do Neotame, "baseada na fórmula do Aspartame" com uma adição crítica: 3-dimethylbutyl, que por acaso se encontra na lista da EPA como sendo um químico bastante perigoso.
Não apenas o Neotame é potencialmente mais perigoso e devastador para a nossa saúde do que o Aspartame, como também foi aprovado para ser usado numa série de produtos alimentares, inclusivamente em produtos cozinhados, porque é mais estável a altas temperaturas.


Podem continuar a ler aqui.






0 comentários: