sábado, 26 de fevereiro de 2011

Iraquiano Admite Que Enganou Ocidente Sobre Armas de Destruição em Massa


Um iraquiano foragido de seu país cujo testemunho contribuiu para convencer o governo dos Estados Unidos de que o Iraque tinha um programa de fabricação de armas biológicas admitiu pela primeira vez ter mentido.
Em entrevista ao jornal britânico The Guardian publicada nesta quarta-feira (16), Rafid Ahmed Alwan al Janabi, apelidado Curveball pela espionagem alemã e americana, confessou ter inventado a história porque queria ver o fim do regime de Saddam Hussein, do qual fugiu em 1995.




- Tive a oportunidade de inventar algo para derrubar o regime. Meus filhos e eu estamos orgulhosos de termos contribuído para dar ao Iraque a atual democracia.




Janabi nunca havia contado até agora como tinha enganado o país mais poderoso do mundo fazendo os EUA acreditar que o chefe do Estado iraquiano tinha armas de destruição em massa.
Em suas declarações ao Guardian na Alemanha, onde obteve asilo político, Janabi, que trabalhou no Iraque como engenheiro químico, disse ter mencionado em 2000 a um funcionário alemão, a quem identificou como o doutor Paul, a suposta existência de caminhões carregados com armas biológicas.
Pela sua versão da história, o BND (serviço secreto alemão) entrou em contato com ele em 13 de março de 2000 para obter mais informações sobre o país de Saddam.




- Eu tinha um problema com o regime de Saddam. Queria desfazer-me dele e apareceu essa oportunidade.



Janabi revelou que suas mentiras foram descobertas em meados daquele ano quando os agentes do BND viajaram a uma cidade do golfo Pérsico, supostamente Dubai, para falar com seu ex-chefe na Comissão de Indústrias Militares do Iraque. [leiam a notícia na íntegra]



1 comentários:

Pimentel disse...

Olá, tudo bem? Parabéns pelo blog, já sou um seguidor. Se quiser conhecer o meu e seguí-lo, o endereço é o seguinte: http://rondacosmica.blogspot.com