terça-feira, 10 de novembro de 2009

Conselhos de Leitura

"Guerra Justa", Terrorismo, Estado de Urgência e "Nomos da Terra - Neste seu trabalho Alain de Benoist contesta radicalmente a legitimidade teórica, política e moral do conceito de “guerra justa”, contra o terrorismo “global”.

Demonstra como este pode ser remetido às suas dimensões mais simples e naturais, que permitiriam combatê-lo sem o alimentar.

Relaciona-o com o fenómeno, tipicamente moderno, da criminalização do inimigo, segundo a análise de Carl Schmitt, cuja actualidade é apurada por Benoist. O terrorismo, com efeito, não tem apenas raízes islâmicas, mas igualmente ocidentais e até estatais.

De facto a “globalização” do terrorismo lembra irresistivelmente as teses de Schmitt na sua Teoria da Guerrilha.

O autor chega à conclusão de que o “globalitarismo” americano contém um perigo mortal para o mundo moderno, ao ocultar a origem do elemento político e conflitual na vida do homem. Consequentemente um planeta “definitivamente pacificado” pela hegemonia “benévola” dos Estados Unidos da América pode vir a produzir uma guerra civil mundial sem fim e de proporções catastróficas.


O Holocausto das Almas - Relato de um crime contra a humanidade.

Entre 1949 e 1953 a cidade romena de Pitesti albergou um laboratório de pesadelo onde certos especialistas puseram em funcionamento um processo de destruição integral do homem.

Este testemunho não tem somente o mérito de estabelecer e sublinhar a verdade dos factos. O autor construiu a narrativa de forma intensamente dramática integrando diálogos na narração e pondo em perspectiva a sua vivência pessoal, mas sem recorrer a especulações ou sensacionalismos.

A oportunidade de o dar a conhecer ao público português vem do que o autor denuncia com antecipação póstuma, poderia dizer-se, a actual empresa de repressão da memória.

É necessário e urgente combater a estranha sedução que o pior dos extremismos exerce actualmente sobre os nossos contemporâneos. Mataram-se milhões de seres humanos nos campos de concentração soviéticos, o comunismo tentou, e em grande parte conseguiu, destruir os sentimentos no homem, consumiu totalmente, muitas vezes a fogo lento, o que o conforma como tal e fabricou o robot humano, uma espécie de golem de género inédito, através do terror e do desespero.


Apocalypse 1945: The Destruction of Dresden - Esta obra incontornável de David Irving encontra-se disponível on-line e em duas versões.

0 comentários: