terça-feira, 10 de novembro de 2009

José Campos e Sousa e o Condestável

... E já que estamos a colocar em dia alguns vídeos que consideramos importantes - para não nos acusarem de "holocaustomaníacos", apresentamos mais alguns direccionados para outros alvos...

Porque também consideramos importante a defesa da nossa História sem traumas ou fantasmas, aqui está uma referência que só peca por tardia.








O lançamento deste novo CD de José Campos e Sousa realizou-se no dia 6 de Novembro, no Auditório da Universidade Lusíada. Praticamente à mesma hora, o cd foi igualmente apresentado, em Madrid, durante este evento.






São Nuno de Santa Maria

Por mais um favor do Céu coube-me desta feita dar música e dar voz a muito do que se tem escrito em louvor de Dom Nuno Álvares Pereira, o Condestável, terror dos Castelhanos, verdadeiro Herói da minha infância.

Benditas 3ª e 4ª classes que em 1955/1956 trouxeram à minha vida, de maneira tão fantástica a tão fantástica vida de uma mão cheia de Homens, que começando em Viriato, ajudaram a erguer Portugal.

Dom Nuno é certamente um primeiro entre iguais. Já Fernando Pessoa na “Mensagem” lhe atribuiu no Brasão, o lugar cimeiro – o da coroa.
Vou lançar no próximo mês de Novembro uma edição de autor, “Por Portugal e Mais Nada”, título que roubei ao Rodrigo Emílio, que de várias maneiras está presente neste Torneio.

O Rodrigo desafiou-me para esta empresa, há uns bons oito anos, enchendo-me de folhas com poemas e textos sobre Dom Nuno, muito a seu jeito. Este projecto foi sendo adiado por uma razão ou por outra, e somente agora que o nosso Herói foi promovido a Santo, pelo Outro Rei, é que eu tive licença de o acabar. Tinha que ser assim!

É um CD para Portugueses admiradores e herdeiros e seguidores das formaturas de 1143, 1385, e 1640, gente que não tem por hábito pôr-se em bicos dos pés, que só aparece quando é necessária. Gente anónima, modesta, desinteressada e corajosa. Gente que não discute nem põe em causa Portugal, gente que dá sem receber. É para todos esses que eu canto!

Dediquei “Por Portugal – e Mais Nada” a S.A.R. o Senhor Dom Duarte, Duque de Bragança, décimo sexto neto de Dom Nuno e do Mestre de Avis. Faço-o por respeito, por admiração e, principalmente, por devoção a uma causa que precisa urgentemente de um novo Mestre que, como canta Rodrigo Emílio: – “Ponha a andar daqui o Andeiro!”.

A todos os que estiveram presentes no “Rodrigamente Cantando” e na “Mensagem à Beira –Mágoa” quero agradecer o apoio. Espero encontrar-vos de novo neste caminho Português.

“Por Portugal – e Mais Nada!”

José Campos e Sousa
Lisboa, Outubro de 2009

Este CD pode ser encomendado desde já, pelo email: largodocarmo@gmail.com

Agradeço que juntem a V. morada.
O preço é de 15,00 Euros

2 comentários:

Monica disse...

Boa tarde,
Gostaria de saber o nome da música de fundo do vídeo de Dom Nuno Álvares que por sinal é muito bom. Obrigada!

Johnny Drake disse...

Amiga Mónica,

infelizmente não sei o nome da música de fundo. Aguardo que o Historiador Livre lhe possa responder ;)

Saudações e que continue por cá muitas vezes.

JD