segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Leslie Howard Também Era Espião?...


O actor britânico Leslie Howard, conhecido pelos seus papéis em filmes como "...E o vento levou" e "Pigmaleão", também teve um papel na história europeia pelas suas contribuições como agente do Governo do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, segundo revelações num livro sobre o artista.

A informação aparece no livro "O Vôo de Ibis", do espanhol José Rey-Ximena, que mistura a biografia do autor, que também trabalhou em filmes como "Intermezzo", com a pesquisa feita pelo autor ao longo de mais de duas décadas.

Nascido no Reino Unido, Howard passou a infância em Viena, falava alemão e tinha consciência do perigo representado pela ascensão de Adolf Hitler ao poder na Alemanha. Por esse motivo, participou activamente da resistência britânica, fazendo filmes e incentivando os cidadãos a enfrentarem a invasão alemã numa guerra que, em vários momentos, parecia perdida para os seu país.

O actor morreu a 1 de Junho de 1943 quando o avião que o levava da Espanha para o Reino Unido, o Ibis, foi derrubado por caças nazis. Leia mais sobre este assunto aqui ou aqui.

0 comentários: