sábado, 11 de dezembro de 2010

Idade Média - Mais Um Exemplo de Condenação Sem Investigação


Parece que afinal os Britânicos da Idade Média teriam mais riqueza do que os países considerados pobres nos tempos modernos. A notícia é avançada pelos economistas da Universidade de Warwick.

Esta notícia é curiosa porque a ideia pré-concebida que possuímos da Idade Média é que que esta foi um período "obscuro", um período "das trevas".
Estes estigmas perduraram por bastante tempo. Porém, graças ao trabalho de vários historiadores, especialmente a partir do século XX, hoje podemos abordar a Idade Média com uma perspectiva mais interessante. Por exemplo, foi nessa época que boa parte da filosofia, como a de Aristóteles, foi encontrada e recuperada; é na Idade Média onde estão as raízes de nossa ciência, quando o homem começou a pensar de forma mais metódica; lá foram construídas as grandes catedrais e no medievo nasceram as grandes cidades européias, suas universidades; há a Cavalaria, seus feitos e ideais, suas lendas e muito mais. As conquistas medievais lançaram os homens europeus às grandes navegações e permitiram a estes a descoberta de novos mundos. Foi a Idade Média que formou e nos deu Nicolau Copérnico (1473—1543) e, de certo modo, foi sua cosmologia a responsável por lançar o homem em busca de mais conhecimento.
Em resumo, a Idade Média foi mais um exemplo de que condenar sem investigar é MESMO UMA FORMA DE IGNORÂNCIA!
Podem ler mais sobre este assunto aqui e aqui.
As informações sobre a "outra Idade Média" foram adaptadas daqui.

0 comentários: