terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Pedro Varela... Outra Vez...



No início do mês, Pedro Varela voltou a ser notícia. Mais uma vez "os paladinos da tolerância" ditaram a sua sentença.

Sobre este assunto, gostei imenso deste texto - retirado daqui - e que passo a citar:

"Pedro Varela foi condenado à prisão por vender livros. Nada mais.

O problema é que alguns desses livros contestam a historiografia oficial do holocausto judaico e no Ocidente os interesses judaicos determinam os limites daquilo que podemos dizer e pensar.

Que liberdade existe quando não há liberdade para duvidar dos factos oficiais, seja de que história for? Se o holocausto aconteceu e se aconteceu como é apresentado pelos sistemas de poder no Ocidente, por que é que têm medo que as pessoas possam ler opiniões divergentes e ser apresentadas a outros dados? Se o sistema não confia na capacidade das populações distinguirem a verdade num assunto que é supostamente tão evidente como o holocausto, o que é que isso diz sobre a capacidade da democracia funcionar com base no voto e na capacidade de decisão das populações?

Há quem, perante esta decisão do sistema judicial espanhol, lembre o livro de Ray Bradbury, “Fahrenheit 451”. Nessa famosa ficção somos transportados para uma realidade em que as pessoas estão proibidas de ler livros, são detidas se tiverem livros e estes são queimados… mas a verdade é que esta realidade ultrapassa aquela ficção. Porque naquela ficção a censura era evidente e declarada. Na nossa realidade, ela é dissimulada, o sistema não nos impede de ler ou publicar livros, o sistema até encoraja determinada leitura, porque a sua propaganda também se faz dessa forma. Não! Na nossa realidade só alguns livros são perigosos, só alguns livros não devem ser escritos ou editados… e são “eles” que decidem o que “nós” podemos ler.

Uma nota final para o imenso silêncio que, mais uma vez, se fez sobre esta condenação. É impressionante que entre tantos dedicados defensores da liberdade que existem nas sociedades ocidentais, as pessoas possam ser presas por vender livros sem o mínimo ruído. Terrivelmente revelador."

Uma actualização e acção relacionada com este assunto pode ser encontrada aqui.

2 comentários:

Diogo disse...

Os mentirosos continuam com muita força. Mas quanto mais isto for divulgado mais eles a perdem.

Johnny Drake disse...

Qualquer dia nem vai poder ser divulgado, porque "os donos da verdade" querem ser donos dos nossos cérebros. MAS NUNCA CONSEGUIRÃO!