quinta-feira, 16 de julho de 2009

Conselhos de Leitura



A Guerra de Deus oferece uma nova visão de um dos mais decisivos acontecimentos da história: as Cruzadas. De 1096 a 1500, os Cristãos europeus lutaram para reconquistar a Terra Santa e talhar o Médio Oriente, a Espanha Muçulmana e o Báltico pagão à imagem do seu Deus. As Cruzadas são talvez o fenómeno mais conhecido e ao mesmo tempo mais incompreendido do mundo medieval, e nesta obra Christopher Tyerman procura recrear, desde as origens, séculos de violência exercida enquanto um acto de devoção religiosa.

O resultado é uma incrível reinterpretação das Cruzadas, reveladas quer como acções políticas quer como uma manifestação da crescente identidade da comunidade Cristã. Esta surpreendente narrativa histórica está imbuída de figuras que se tornaram lendas - como Saladino, Ricardo Coração de Leão, ou Filipe II. Mas Tyerman investiga para lá destes líderes, relatando como centenas e centenas de cristãos - desde os Cavaleiros Templários aos mercenários e camponeses - abandonaram os seus lares, em nome do Salvador, para chegar a territórios estrangeiros distantes, e como outros tantos defenderam o seu solo e conseguiram derrotar os invasores. Com ambas as análises, Tyerman explica a mistura contraditória de piedade genuína, ferocidade militar e pura ganância que motivaram gerações de Cruzados. O autor oferece também uma visão única para a maturação de um Cristianismo militante que definiu a identidade europeia e que influenciou decisivamente os antagonismos cíclicos entre os mundos Cristãos e Muçulmanos.

Baseado nos mais recentes estudos e relatado com grande entusiasmo e autoridade, A Guerra de Deus é o relato decisivo de um momento fascinante mas também horroroso da história que continua a ensombrar o mundo contemporâneo.

Aproveitem (se ainda não o fizeram) para ler também estes dois excelentes 'posts' -
aqui e aqui.

0 comentários: