quarta-feira, 22 de julho de 2009

Conselhos de Leitura


JFK and the Unspeakable - Muitos livros já tentaram explicar porque é que JFK foi assassinado. O recente livro de James Douglass é considerado um dos melhores nesse trabalho. Vejam uma análise ao mesmo aqui. Leiam aqui mais sobre este assunto.




Os Erros de Marx e as Asneiras dos Outros
- Desde há vários anos que o sistema capitalista tem vivido uma longa crise de estagnação. Segundo o autor, para se confirmar este facto, basta comparar-se as estatísticas do crescimento, entre o final da II Guerra Mundial e o início dos anos 70, com as duas últimas décadas.
Guilherme da Fonseca-Statter relata-nos que Karl Marx – visto por muitos apenas como um “profeta maldito” – já tinha alertado para estas possibilidades de uma forma extremamente detalhada, como o relembram vários artigos, ensaios e livros recentemente saídos a público.



O título desta obra - FÓRMULA PARA O CAOS - foi inspirado na expressão que o chefe da estação da CIA em Santiago, Henry Heckscher, usou para designar o conjunto de operações encobertas que culminariam com o golpe de Estado no Chile, em 11/09/1973.O cientista político e historiador Luiz Alberto Moniz Bandeira não se limitou, porém, a expor e a estudar apenas os factores externos, como as operações encobertas da CIA e o boicote económico e financeiro internacional (bloqueio invisível), que concorreram para desestabilizar o governo do presidente Salvador Allende. O seu esforço consistiu também em identificar e apontar os factores internos, igualmente fundamentais para a eclosão do golpe de Estado em 1973.Para escrever este livro, o autor utilizou os documentos desclassificados nos Estados Unidos (trabalho do professor Peter Kornbluh no National Security Archive da George Washington University) e os documentos desclassificados pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, que muito contribuem para a compreensão da queda do presidente Salvador Allende e de outros golpes de Estado ocorridos, na mesma época, na Bolívia, no Uruguai e no Peru.Em 2006, Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira foi eleito Intelectual do Ano de 2005, pela União Brasileira de Escritores (UBE).

O autor também analisa as dificuldades, porventura incontornáveis, que o governo de Salvador Allende defrontava na implementação das profundas reformas políticas, sociais e económicas que anunciava querer fazer para criar o socialismo chileno e as acções violentas de grupos tanto da extrema direita como da extrema esquerda que embaraçavam a actividade legal do governo.

«Vocês pediram-nos para provocar o caos no Chile (....) nós fornecemos uma fórmula para o caos, o qual é improvável que ocorra sem derramamento de sangue. Dissimular o envolvimento dos Estados Unidos será claramente impossível.»
Henry Heckscher, Chefe da estação da CIA em Santiago, 10 de Outubro de 1970

0 comentários: